top of page
CULT.E.EDUC.png
PAR.png

PAR

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS

DO MEC

O Plano de Ações Articuladas – PAR – é uma iniciativa do Governo Federal, iniciada em 2007, com a finalidade de auxiliar no planejamento estratégico das políticas de educação, além de proporcionar um canal de comunicação permanente entre os estados, o DF e os municípios com o Ministério da Educação. 

O PAR foi concebido como uma ferramenta de gestão para o planejamento da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal elaboram para um período de quatro anos. Pelas suas características sistêmicas e estratégicas, o PAR favorece as políticas educacionais e a sua continuidade, inclusive durante as mudanças de gestão, constituindo–se como importante elemento na promoção de políticas de Estado na Educação.

(PAR 2016-2019, Manual do Usuário. Módulo PAR/SIMEC. Janeiro de 2016)

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

Geenes Alves da Silva 

Geenes é graduado em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG (2002). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG (2009). Especialista em Gestão Cultural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/DF (2011).

 

Atuou como técnico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Patos de Minas, como professor formador, de 2006 a meados de 2008. Trabalhou como Agente Educacional do Ministério da Educação (MEC), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC/SP), em 2008. A partir de 2009 passou a assessorar municípios mineiros na elaboração e execução de suas políticas educacionais e culturais. Em 2011 foi nomeado Historiador da Prefeitura de Patos de Minas. Em 2017 assumiu a Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), tornando-se membro titular dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais (CPMC) e de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc), da Prefeitura de Patos de Minas.

Fabiana Ferreira dos Santos

Fabiana é graduada em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas - MG (2002) e especialista em Língua Portuguesa pela mesma instituição (2004). Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Uberlândia - MG (2009). Em 2013, concluiu a licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - MG.

 

Atuou como técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Patos de Minas de 2005 a 2008 e de 2013 a 2016. Trabalhou como Consultora Educacional do CENPEC e da Criação Consultoria, ambos com sede em São Paulo, capacitando profissionais da educação de 4 estados brasileiros de 2009 a 2014. Atuou como docente no Centro Universitário de Patos de Minas - MG, de 2015 a 2019. Em 2017, passou a exercer a função de Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Patos de Minas.

Já são mais de 70 municípios assistidos pelos respectivos profissionais desde 2008

bottom of page